UX-FAB

Universal eXperience for advanced FABs

Código do projeto: POCI-01-0247-FEDER-010804

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção: NORTE

Entidade beneficiária: CRITICAL MANUFACTURING S.A.

Data de aprovação: 12-04-2016

Data de início: 01-09-2015

Data de conclusão: 31-08-2017

Custo total elegível: 677.442,86 EUR

Apoio financeiro da União Europeia: 417.360,05 EUR

Síntese do Projeto

Este projeto tem como objetivo a criação de interfaces universais em instalações de fabricação avançadas, criando uma nova forma revolucionária de interagir com sistemas de gestão de produção industriais (Manufacturing Execution Systems - MES).

O desenvolvimento de interfaces coerentes, funcionais, interativas e de fácil manutenção com suporte multi-plataforma e multi-dispositivo de diferentes dimensões, com uma experiência de utilização de primeira classe, é uma tarefa de grande envergadura que pretendemos alcançar no final deste projeto.

A fim de abordar adequadamente algumas das necessidades mais prementes do mercado dos sistemas de gestão de produção como o aumento de produtividade, o controlo de qualidade dos processos e produtos, a flexibilidade das operações, a modularidade funcional e a redução dos custos de aquisição e manutenção, este projeto irá:

  • Construir uma plataforma, com base em tecnologia web de última geração, para o desenvolvimento de interfaces gráficas, orientadas para a indústria, multi-plataforma e para dispositivos de diferentes tamanhos;
  • Desenhar e implementar um novo conceito de módulo (funcional e tecnológico) que permita responder aos requisitos de modularidade do mercado;
  • Dotar as interfaces gráficas de protocolos de comunicação que permitam a sua utilização em modelos de negócio SaaS

Através do trabalho de profissionais com muita experiência nas suas áreas de atividade, nomeadamente engenheiros de software, gestores de produto e de projeto, e especialistas de gestão da qualidade e marketing, seremos capazes de definir novos padrões para o desenvolvimento de interfaces de gestão fabril.

O trabalho de base desenvolvido durante esse projeto certamente resultará num conjunto de diretrizes que serão seguidas em futuros projetos de investigação e desenvolvimento.

O código a desenvolver será disponibilizado publicamente. Está prevista a ida a eventos de divulgação, nomeadamente a conferência Angular Connect. Pela especificidade do produto, a divulgação prevista será feita maioritariamente pelos canais que o beneficiário tem abertos com os seus clientes. Atualmente o seu posicionamento é no segmento de back-end nos mercados de semi-condutores e eletrónica. Tem como objetivo conseguir no pós-projeto estar presente no segmento de fron-end na Alemanha, Brasil e China.